Projeto de Incentivo à Permanência de Estudantes Cotistas, do Centro de Estudos Afro-Orientais(CEAO/UFBA)

Objetivo Geral
Consolidar o Programa de Ações Afirmativas da UFBA.

Objetivos específicos:
- Ampliar as oportunidades de permanência na universidade para alunos negros, de escola pública e de baixa renda,
estimulando o desenvolvimento de habilidades que serão de fundamental importância durante sua formação acadêmica;
- estimular o conhecimento da história e cultura afro-brasileiras;

As(Os) estudantes freqüentam os mais variados cursos: História, Pedagogia, Farmácia, Engenharia Mecânica, Química, Letras, Administração, Ciências Contábeis, Ciências Biológicas, Ciências Sociais, Secretariado Executivo, Comunicação, Design, etc...

AÇÕES DESENVOLVIDAS

Bolsa-auxílio mensal (R$ 300,00), durante 4(quatro) meses (semestre acadêmico)
Cursos de Inglês, Produção de Textos e de Informática
Oficina Discutindo Inclusão e Cidadania – ciclo de debates com a participação de lideranças de organizações negras e de terapeuta ocupacional (expressão corporal)
Mostra de Cinema da Diáspora – mostra de filmes relacionados à temática étnico-racial.

sexta-feira, 31 de outubro de 2008

VESTIBULAR DA UEG TERÁ 45% DAS VAGS PARA COTAS

O processo seletivo 2009, primeiro semestre, da Universidade Estadual de Goiás (UEG) terá 45% de suas vagas destinadas ao Sistema de Cotas. Do total, 20% serão para alunos oriundos da rede pública de ensino, 20% para afro-descendentes, negros e índios, e 5% para portadores de deficiências físicas. A UEG vai oferecer neste certame 5.005 vagas, distribuídas por 35 cursos em 41 unidades universitárias.As provas de habilidade específica para o curso de Arquitetura e Urbanismo do processo seletivo serão aplicadas no dia 9 de novembro; as da primeira fase, Conhecimentos Gerais, serão realizadas no dia 30 de novembro e as provas da segunda fase, Discursivas Específicas e de Redação serão no dia 11 de janeiro.Serão 4.004 vagas para o processo seletivo e 1.001 para participantes do Sistema de Avaliação Seriado (SAS). Os vestibulandos que se inscreverem no Sistema de Cotas concorrem normalmente com os que estão disputando as vagas pelo processo universal ou pelo SAS, mas se não forem aprovados passam a concorrer somente com aqueles inscritos dentro das cotas, tendo assim mais de uma oportunidade de seleção.A UEG é uma das instituições pioneiras no País a destinar vagas para candidatos cotistas. O Sistema de Cotas da Universidade foi instituído em 2005, no processo seletivo de meio de ano. Na época, foram reservadas 23,3% das vagas para os candidatos inscritos nesta modalidade. Em 2006, esse porcentual aumentou para 35% e, em 2007, para os atuais 45%.

Nenhum comentário: