Projeto de Incentivo à Permanência de Estudantes Cotistas, do Centro de Estudos Afro-Orientais(CEAO/UFBA)

Objetivo Geral
Consolidar o Programa de Ações Afirmativas da UFBA.

Objetivos específicos:
- Ampliar as oportunidades de permanência na universidade para alunos negros, de escola pública e de baixa renda,
estimulando o desenvolvimento de habilidades que serão de fundamental importância durante sua formação acadêmica;
- estimular o conhecimento da história e cultura afro-brasileiras;

As(Os) estudantes freqüentam os mais variados cursos: História, Pedagogia, Farmácia, Engenharia Mecânica, Química, Letras, Administração, Ciências Contábeis, Ciências Biológicas, Ciências Sociais, Secretariado Executivo, Comunicação, Design, etc...

AÇÕES DESENVOLVIDAS

Bolsa-auxílio mensal (R$ 300,00), durante 4(quatro) meses (semestre acadêmico)
Cursos de Inglês, Produção de Textos e de Informática
Oficina Discutindo Inclusão e Cidadania – ciclo de debates com a participação de lideranças de organizações negras e de terapeuta ocupacional (expressão corporal)
Mostra de Cinema da Diáspora – mostra de filmes relacionados à temática étnico-racial.

sexta-feira, 17 de outubro de 2008

Sem ações afirmativas, Brasil levará 20 anos para zerar desigualdade de renda entre negros e brancos, conclui Ipea

14/10/2008 - 16:22
Estudo divulgado nesta terça-feira (14/10) pelo Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada (Ipea), com base em dados da Pesquisa Nacional por Amostra de Domicílios (Pnad) 2007, revela que a diferença de renda entre negros e brancos vem caindo nos últimos anos e, se o ritmo for mantido, deve ser zerada em 2029.
De acordo com o Ipea, a renda per capita dos negros representa menos da metade da renda domiciliar per capita dos brancos. “Trata-se de uma desigualdade particularmente detestável, na medida em que não é atribuível a nenhuma medida de mérito ou esforço, sendo puramente resultado de discriminações passadas ou presentes”, informa o documento.
Essa desigualdade, no entanto, começou a cair a partir de 2001. Até 2007, um quarto da diferença foi retirada. “A pobreza é predominantemente negra e a riqueza é predominantemente branca”, ressalta o estudo. O que, no entendimento da SEPPIR, reforça a necessidade de ações afirmativas e políticas específicas voltadas para a população negra.
Analfabetismo – Os resultados da Pnad, de acordo com o estudo, evidenciam que a redução na taxa de analfabetismo na faixa etária acima de 15 anos caiu 0,4 ponto percentual em relação a 2006, fazendo o índice recuar para 10%. A concentração de analfabetos na população negra (14,1%), no entanto, é mais que o dobro da concentração na população branca (6,1%). O estudo revela ainda que a população negra (6,4 anos) tem em média 2 anos de estudo a menos que a população branca (8,2 anos).
Juventude – A Pnad identificou que o Brasil tem hoje cerca de 50,2 milhões de jovens (26,4% da população), considerada a faixa etária entre 15 e 29 anos. Destes, 14 milhões podem ser considerados pobres, pois vivem em famílias com renda familiar per capta de até meio salário mínimo. Cerca de 4,6 milhões de jovens estão desempregados. “Contudo, ao longo dos anos, as condições de vida juvenil têm melhorado em diversos aspectos: a formalização do trabalho vem se intensificando, o nível de escolaridade aumentando e as diferenças e desigualdades no que se refere à cor/ raça e gênero diminuindo”, afirma o estudo do Ipea.

Assessoria de Comunicação

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