Projeto de Incentivo à Permanência de Estudantes Cotistas, do Centro de Estudos Afro-Orientais(CEAO/UFBA)

Objetivo Geral
Consolidar o Programa de Ações Afirmativas da UFBA.

Objetivos específicos:
- Ampliar as oportunidades de permanência na universidade para alunos negros, de escola pública e de baixa renda,
estimulando o desenvolvimento de habilidades que serão de fundamental importância durante sua formação acadêmica;
- estimular o conhecimento da história e cultura afro-brasileiras;

As(Os) estudantes freqüentam os mais variados cursos: História, Pedagogia, Farmácia, Engenharia Mecânica, Química, Letras, Administração, Ciências Contábeis, Ciências Biológicas, Ciências Sociais, Secretariado Executivo, Comunicação, Design, etc...

AÇÕES DESENVOLVIDAS

Bolsa-auxílio mensal (R$ 300,00), durante 4(quatro) meses (semestre acadêmico)
Cursos de Inglês, Produção de Textos e de Informática
Oficina Discutindo Inclusão e Cidadania – ciclo de debates com a participação de lideranças de organizações negras e de terapeuta ocupacional (expressão corporal)
Mostra de Cinema da Diáspora – mostra de filmes relacionados à temática étnico-racial.

sexta-feira, 10 de outubro de 2008

BA - Universidade de Feira garante vagas para indígenas e quilombolas

Data: 8/10/2008
Prossegue até 20 de outubro a inscrição para o vestibular 2009.1 da Universidade Estadual de Feira de Santana (Uefs). Os interessados devem acessar o site www.uefs.br (seção processo seletivo), onde também está disponível o edital do concurso.
A taxa será de R$ 80, mas, dentro da sua a política social de acesso ao ensino superior, a instituição oferece 2,2 mil isenções para estudantes oriundos da rede pública de ensino.
Este é o quinto vestibular com a adoção do sistema de cotas, que reserva de 50% das vagas para quem cursou o ensino médio e pelo menos dois anos do ensino fundamental (5ª a 8ª série) em escola pública. Destas, 80% são destinadas a candidatos que se declararem negros.
Os candidatos vão disputar 785 vagas, distribuídas em 22 cursos, incluindo Medicina, Farmácia e Engenharia da Computação, geralmente oferecidos somente no vestibular de início de ano. O número de vagas poderá ser ainda maior, pois estão garantidas ainda duas vagas a mais, em cada curso, para indígenas e quilombolas.
<>
Fonte: Jornal da Mídia

Nenhum comentário: