Projeto de Incentivo à Permanência de Estudantes Cotistas, do Centro de Estudos Afro-Orientais(CEAO/UFBA)

Objetivo Geral
Consolidar o Programa de Ações Afirmativas da UFBA.

Objetivos específicos:
- Ampliar as oportunidades de permanência na universidade para alunos negros, de escola pública e de baixa renda,
estimulando o desenvolvimento de habilidades que serão de fundamental importância durante sua formação acadêmica;
- estimular o conhecimento da história e cultura afro-brasileiras;

As(Os) estudantes freqüentam os mais variados cursos: História, Pedagogia, Farmácia, Engenharia Mecânica, Química, Letras, Administração, Ciências Contábeis, Ciências Biológicas, Ciências Sociais, Secretariado Executivo, Comunicação, Design, etc...

AÇÕES DESENVOLVIDAS

Bolsa-auxílio mensal (R$ 300,00), durante 4(quatro) meses (semestre acadêmico)
Cursos de Inglês, Produção de Textos e de Informática
Oficina Discutindo Inclusão e Cidadania – ciclo de debates com a participação de lideranças de organizações negras e de terapeuta ocupacional (expressão corporal)
Mostra de Cinema da Diáspora – mostra de filmes relacionados à temática étnico-racial.

quarta-feira, 1 de outubro de 2008

Brancos são excluídos de formulário de inscrição da UFBA

16.09.2008 - 10h11
Redação CORREIO
A ficha de inscrição para o vestibular 2009 da Universidade Federal da Bahia (UFBA) excluiu a raça branca de seu formulário de inscrição. Aos candidatos que se consideram 'brancos' só restou optar pela categoria 'outras' raças. As únicas opções dispníveis no formulário são: 'preto', 'pardo', 'índio descendente', 'aldeado' - no caso de índios que vivem em aldeias - e 'quilombolas'.
O pró-reitor de Ensino de Graduação da UFBA, Maerbal Marinho, disse ao jornal O Globo que a omissão da raça branca é operacional. Ele afasta a possibilidade de racismo e justifica que a ficha lista apenas as etnias beneficiadas pelo sistema de cotas da universidade, que reserva 45% das vagas para estudantes de escolas públicas, com subcotas para os auto declarados negros e índios.
Na UFBA, os vestibulandos concorrem automaticamente pelo sistema de cotas. Basta apenas assinalar uma das cinco opções beneficiadas pela política de cotas na inscrição via internet.
Segundo O Globo, a ausência da opção para os 'brancos' provocou reações tanto de militantes negros e quanto de candidatos, que temem que a medida seja interpretada como racismo às avessas.
Duas universidades públicas baianas, UFBA e UNEB (Universidade do Estado da Bahia) reservam 45% das vagas para estudantes oriundos da rede pública de ensino. Esse percentual está dividido por etnias.
Fonte:
http://www.correiodabahia.com.br/noticias/noticia.asp?codigo=2859&mdl=50

Nenhum comentário: