Projeto de Incentivo à Permanência de Estudantes Cotistas, do Centro de Estudos Afro-Orientais(CEAO/UFBA)

Objetivo Geral
Consolidar o Programa de Ações Afirmativas da UFBA.

Objetivos específicos:
- Ampliar as oportunidades de permanência na universidade para alunos negros, de escola pública e de baixa renda,
estimulando o desenvolvimento de habilidades que serão de fundamental importância durante sua formação acadêmica;
- estimular o conhecimento da história e cultura afro-brasileiras;

As(Os) estudantes freqüentam os mais variados cursos: História, Pedagogia, Farmácia, Engenharia Mecânica, Química, Letras, Administração, Ciências Contábeis, Ciências Biológicas, Ciências Sociais, Secretariado Executivo, Comunicação, Design, etc...

AÇÕES DESENVOLVIDAS

Bolsa-auxílio mensal (R$ 300,00), durante 4(quatro) meses (semestre acadêmico)
Cursos de Inglês, Produção de Textos e de Informática
Oficina Discutindo Inclusão e Cidadania – ciclo de debates com a participação de lideranças de organizações negras e de terapeuta ocupacional (expressão corporal)
Mostra de Cinema da Diáspora – mostra de filmes relacionados à temática étnico-racial.

quarta-feira, 8 de outubro de 2008

Estatuto da Igualdade Racial entra na pauta de reunião extraordinária do CNPIR

O Conselho Nacional de Promoção da Igualdade Racial (CNPIR) promoveu nesta terça-feira (07/10) a primeira etapa de uma reunião extraordinária com uma extensa pauta, mas que teve como tema central o Estatuto da Igualdade Racial.
A mesa foi composta pela secretária-executiva do CNPIR, Oraida Abreu, os assessores parlamentares da SEPPIR, Benedito Cintra e Ernesto Luiz Pereira Filho, e contou ainda com a participação do secretário-adjunto da Secretaria, Eloi Ferreira de Araújo. Seguido de um breve histórico feito pela Assessoria Parlamentar das propostas já discutidas no Congresso Nacional sobre o Estatuto da Igualdade Racial, e do momento político favorável para sua aprovação, o secretário-adjunto destacou a importância do Estatuto na consolidação de direitos.
Os conselheiros decidiram promover uma jornada de discussões sobre o Estatuto em todos os estados brasileiros, a fim de buscar o apoio de entidades da sociedade civil para sua aprovação no Congresso.
A reunião extraordinária do CNPIR continua amanhã, com a discussão, entre os temas, do Plano Nacional de Promoção da Igualdade Racial (Planapir) e da organização da II Conferência Nacional de Promoção da Igualdade Racial (II Conapir), marcada para maio de 2009.

Nenhum comentário: