Projeto de Incentivo à Permanência de Estudantes Cotistas, do Centro de Estudos Afro-Orientais(CEAO/UFBA)

Objetivo Geral
Consolidar o Programa de Ações Afirmativas da UFBA.

Objetivos específicos:
- Ampliar as oportunidades de permanência na universidade para alunos negros, de escola pública e de baixa renda,
estimulando o desenvolvimento de habilidades que serão de fundamental importância durante sua formação acadêmica;
- estimular o conhecimento da história e cultura afro-brasileiras;

As(Os) estudantes freqüentam os mais variados cursos: História, Pedagogia, Farmácia, Engenharia Mecânica, Química, Letras, Administração, Ciências Contábeis, Ciências Biológicas, Ciências Sociais, Secretariado Executivo, Comunicação, Design, etc...

AÇÕES DESENVOLVIDAS

Bolsa-auxílio mensal (R$ 300,00), durante 4(quatro) meses (semestre acadêmico)
Cursos de Inglês, Produção de Textos e de Informática
Oficina Discutindo Inclusão e Cidadania – ciclo de debates com a participação de lideranças de organizações negras e de terapeuta ocupacional (expressão corporal)
Mostra de Cinema da Diáspora – mostra de filmes relacionados à temática étnico-racial.

quinta-feira, 9 de outubro de 2008

Debate sobre o Plano de Promoção da Igualdade Racial e a II Conferência Nacional encerram reunião extraordinária do CNPIR

O Conselho Nacional de Promoção da Igualdade Racial (CNPIR) promoveu nesta quarta-feira (08/10) a segunda parte da reunião extraordinária. O debate se deu sobre os textos base do Plano de Promoção da Igualdade Racial (PLANAPIR) e da II Conferência Nacional de Promoção da Igualdade Racial (CONAPIR), além do calendário nacional de atividades para o Dia Nacional da Consciência Negra.
Além dos conselheiros, participaram da reunião a secretária-executiva do CNPIR, Oraida Abreu, e o subsecretário de planejamento e formulação de políticas da SEPPIR, Martvs das Chagas, que trataram dos objetivos da II CONAPIR – marcada para maio de 2009 – e das diretrizes do PLANAPIR. A reunião contou ainda com a presença do ministro da Igualdade Racial, Edson Santos, que abordou os desafios do Conselho no ambiente da Secretaria, e destacou a importância das atividades da comemoração do Dia Nacional da Consciência Negra em todo Brasil.

Nenhum comentário: