Projeto de Incentivo à Permanência de Estudantes Cotistas, do Centro de Estudos Afro-Orientais(CEAO/UFBA)

Objetivo Geral
Consolidar o Programa de Ações Afirmativas da UFBA.

Objetivos específicos:
- Ampliar as oportunidades de permanência na universidade para alunos negros, de escola pública e de baixa renda,
estimulando o desenvolvimento de habilidades que serão de fundamental importância durante sua formação acadêmica;
- estimular o conhecimento da história e cultura afro-brasileiras;

As(Os) estudantes freqüentam os mais variados cursos: História, Pedagogia, Farmácia, Engenharia Mecânica, Química, Letras, Administração, Ciências Contábeis, Ciências Biológicas, Ciências Sociais, Secretariado Executivo, Comunicação, Design, etc...

AÇÕES DESENVOLVIDAS

Bolsa-auxílio mensal (R$ 300,00), durante 4(quatro) meses (semestre acadêmico)
Cursos de Inglês, Produção de Textos e de Informática
Oficina Discutindo Inclusão e Cidadania – ciclo de debates com a participação de lideranças de organizações negras e de terapeuta ocupacional (expressão corporal)
Mostra de Cinema da Diáspora – mostra de filmes relacionados à temática étnico-racial.

segunda-feira, 13 de outubro de 2008

Que país queremos

De 11 a 14 de outubro, organizações do movimento negro se reúnem para pensar um projeto político para o povo negro no Brasil. Conheça os temas e programação
A abertura será no dia 11 de outubro, às 19 horas, durante Sessão Solene na Assembléia Legislativa do Estado de São Paulo, no Plenário “Presidente Juscelino Kubitschek de Oliveira”.
Nos dias 12, 13 e 14 a partir das 9:00 horas será dado prosseguimento ao evento na Universidade Zumbi dos Palmares - situada na Rua Padre Luis Alves de Siqueira, 640 Barra Funda. Delegados, convidados e observadores de todo o Brasil estarão reunidos em conferência, mesas de debates, atividades em grupos e plenárias para decidir os rumos de um projeto político para promoção social de negros e negras na sociedade brasileira. Os temas priorizados para esta primeira Assembléia Nacional serão: Análise da Conjuntura Nacional e Internacional; Territorialidade, Resistência e valores civilizatórios de Matriz Africana e A Luta das Mulheres Negras. Contaremos com homens e mulheres de experiência histórica na luta do movimento negro brasileiro, lideranças, intelectuais e juventude negra discutindo a realidade da população negra junto aos temas. Nos grupos discutiremos a realidade brasileira do ponto de vista da nação, do Estado e da economia para refletir os desafios para a construção de um projeto político da população negra para o Brasil. Há tendência dos posicionamentos políticos enfocarem alguns desafios:
Como diminuir as desigualdades entre negros e brancos?
Como garantir isonomia salarial entre negros e brancos, homens e mulheres, levando em conta que as mulheres negras são as maiores prejudicadas pela desigualdade salarial?
Como implementar políticas de ações afirmativas no trabalho, educação, instancia de poder e na segurança publica, setores que mais discriminam a população negra?
Como viabilizar a aprovação da Lei de Cotas e do Estatuto da Igualdade Racial, visto que a maioria da população brasileira é favorável a essa medida ?
Como promover inserção da juventude negra no mercado de trabalho e acabar com a violência genocída que dizima a juventude negra?
Como implementar direitos constitucionais como a manutenção do decreto lei que regulamenta a titulação de terras para quilombolas urbanos e rurais?
Como manter caráter laico do Estado brasileiro a fim proteger com igualdade toda manifestação da religiosidade no Brasil e, principalmente, salvaguardar a religião de matriz africana contra a intolerância veiculada na grande mídia?
Como fortalecer a democracia brasileira respeitando o protagonismo das organizações que apresentam importantes agendas para o Congresso Nacional, para o Ministério da Educação, para as Universidades, para os Partidos Políticos, Centrais Sindicais através de mobilização popular fortalecer a consciência negra e a luta para acabar com o racismo e todas as formas de discriminação?
Convidamos negras e negros brasileiros e todos os segmentos étnicos a estarem ao nosso lado para construirmos um Brasil democrático e sem racismo.

Fonte: http://www.ciranda.net/spip/article1684.html?var_recherche=a%E7%F5es+afirmativas+outubro+2008

Nenhum comentário: