Projeto de Incentivo à Permanência de Estudantes Cotistas, do Centro de Estudos Afro-Orientais(CEAO/UFBA)

Objetivo Geral
Consolidar o Programa de Ações Afirmativas da UFBA.

Objetivos específicos:
- Ampliar as oportunidades de permanência na universidade para alunos negros, de escola pública e de baixa renda,
estimulando o desenvolvimento de habilidades que serão de fundamental importância durante sua formação acadêmica;
- estimular o conhecimento da história e cultura afro-brasileiras;

As(Os) estudantes freqüentam os mais variados cursos: História, Pedagogia, Farmácia, Engenharia Mecânica, Química, Letras, Administração, Ciências Contábeis, Ciências Biológicas, Ciências Sociais, Secretariado Executivo, Comunicação, Design, etc...

AÇÕES DESENVOLVIDAS

Bolsa-auxílio mensal (R$ 300,00), durante 4(quatro) meses (semestre acadêmico)
Cursos de Inglês, Produção de Textos e de Informática
Oficina Discutindo Inclusão e Cidadania – ciclo de debates com a participação de lideranças de organizações negras e de terapeuta ocupacional (expressão corporal)
Mostra de Cinema da Diáspora – mostra de filmes relacionados à temática étnico-racial.

segunda-feira, 3 de novembro de 2008

Londrina: Evento debate políticas à população afro-descendente

O Conselho Municipal da Promoção da Igualdade Racial (CMPIR) de Londrina, realizou, no sábado (dias 24 e 25), o I Encontro Sobre Políticas Afirmativas para a População Afro-descendente no Brasil. Conforme o presidente do CMPIR, Idalto José de Almeida, o evento tem início às 14h, desta sexta-feira, com uma solenidade de abertura. “Logo após, será realizada uma mesa redonda que irá discutir a Lei Federal nº 10.639, que visa a implementação da disciplina de história e cultura afro-brasileira na rede de ensino”, explicou.

Idalto de Almeida ressaltou que a discussão para a implantação desta disciplina já está sendo feita em Londrina, e que o resultado das conversas serão mostradas no encontro. “Por isso que uma das participantes da mesa será a secretária municipal de Educação, Carmen Baccaro Sposti”, comentou. Segundo ele, a mesa redonda ocorrerá no auditório da Sercomtel, na rua Fernão Magalhães, nº 383, no bairro Cervejaria, na região leste da cidade.

Além da secretária de Educação, conforme Idalto, participarão da discussão o presidente da Fundação Cultural Palmares, Edvaldo Mendes Araújo, o Zulu Araújo, e o diretor geral da Secretaria Estadual da Ciência, Tecnologia e Ensino Superior (SETI) do Paraná, Jairo Queiroz Pacheco. “Serão mostradas, também, experiências feitas para com a implementação da lei em outras partes do país”, completou.

Hoje haverá ainda, de acordo com o presidente do CMPIR, no Axé Brasil Espaço Cultural, na rua Professor Joaquim de Matos Barreto, nº 1.370, a noite cultural “África Brasil”. “O evento recreativo mostrará a produção da cultura afro-brasileira realizada em Londrina. Vários segmentos culturais irão se apresentar, como grupos de capoeira, dança, artes cênicas, música, entre outros”, enfatizou.

Já no sábado, Idalto de Almeida informou que a programação começa às 9h, com o Fórum das Entidades Negras do Paraná. O evento, segundo ele, terá o tema “A universidade para todos os brasileiros – sistema de cotas”. O fórum ocorrerá no Sindicato dos Bancários de Londrina, na avenida Rio de Janeiro, nº 854, no centro da cidade.

A abertura será feita por Zulu de Araújo, da Palmares, e a discussão seguirá com a apresentação de experiências de várias universidades estaduais, que implantaram o sistema de cotas. “Vamos mostrar a implantação ocorrida aqui na UEL [Universidade Estadual de Londrina] e discutir este passo importante dado para a promoção da igualdade racial”, observou o presidente do CMPIR.

O encontro será finalizado, ainda segundo Almeida, com a Feira da Cultura Afro-brasileira, realizada, a partir das 16h, no Ilê Axé Ogum Mêge, na cidade de Cambé. Ele salientou que esta festa será voltada para as crianças, em homenagem à data comemorada no último dia 12.

O I Encontro Sobre Políticas Afirmativas Para População Afro-descendente no Brasil é organizado pelo CMPIR e tem o apoio da Prefeitura de Londrina, por meio da Sercomtel, e da Fundação Cultural Palmares. (NC/PML)

Nenhum comentário: