Projeto de Incentivo à Permanência de Estudantes Cotistas, do Centro de Estudos Afro-Orientais(CEAO/UFBA)

Objetivo Geral
Consolidar o Programa de Ações Afirmativas da UFBA.

Objetivos específicos:
- Ampliar as oportunidades de permanência na universidade para alunos negros, de escola pública e de baixa renda,
estimulando o desenvolvimento de habilidades que serão de fundamental importância durante sua formação acadêmica;
- estimular o conhecimento da história e cultura afro-brasileiras;

As(Os) estudantes freqüentam os mais variados cursos: História, Pedagogia, Farmácia, Engenharia Mecânica, Química, Letras, Administração, Ciências Contábeis, Ciências Biológicas, Ciências Sociais, Secretariado Executivo, Comunicação, Design, etc...

AÇÕES DESENVOLVIDAS

Bolsa-auxílio mensal (R$ 300,00), durante 4(quatro) meses (semestre acadêmico)
Cursos de Inglês, Produção de Textos e de Informática
Oficina Discutindo Inclusão e Cidadania – ciclo de debates com a participação de lideranças de organizações negras e de terapeuta ocupacional (expressão corporal)
Mostra de Cinema da Diáspora – mostra de filmes relacionados à temática étnico-racial.

segunda-feira, 8 de setembro de 2008

Palestra na Feira do Livro provoca debate sobre cotas

(02/09/2008 - 10:43)
Convidado a proferir palestra na programação da Feira do Livro, no debate "120 anos de uma abolição inacabada", o presidente da Fundação Cultural Palmares, Zulu Araújo, fez um discurso contundente de combate ao racismo no Brasil. O evento foi patrocinado pela Fundação Astrogildo Pereira. O moderador, professor Antonio Barbosa, do Departamento de História da UnB, admirado com a exposição de Zulu, complementou o seu pensamento para afirmar que o Brasil, de matriz européia, católica, desde a abolição, não negara mais a existência de índios e negros, mas silenciara em relação a eles.
No debate, ficou claro que os temas que mais mobilizam o país em relação à questão racial são as cotas para afro-descendentes nas universidades públicas brasileiras e o Estatuto da Igualdade Racial. Ao que Zulu Araújo soube bem dar a resposta. Para ele, as cotas colocaram a questão racial na agenda política do país e trouxeram uma discussão sobre o caráter da sociedade brasileira. Segundo ele, as cotas causaram irritação porque fizeram que muitas racistas "saíssem do armário", mexeram com o privilégio de alguns. Mas, para ele, a melhor resposta está nas pesquisas, e aponta a Datafolha, que apurou que 67,2% dos brasileiros são favoráveis às cotas.

Fonte:
http://www.palmares.gov.br/

Nenhum comentário: