Projeto de Incentivo à Permanência de Estudantes Cotistas, do Centro de Estudos Afro-Orientais(CEAO/UFBA)

Objetivo Geral
Consolidar o Programa de Ações Afirmativas da UFBA.

Objetivos específicos:
- Ampliar as oportunidades de permanência na universidade para alunos negros, de escola pública e de baixa renda,
estimulando o desenvolvimento de habilidades que serão de fundamental importância durante sua formação acadêmica;
- estimular o conhecimento da história e cultura afro-brasileiras;

As(Os) estudantes freqüentam os mais variados cursos: História, Pedagogia, Farmácia, Engenharia Mecânica, Química, Letras, Administração, Ciências Contábeis, Ciências Biológicas, Ciências Sociais, Secretariado Executivo, Comunicação, Design, etc...

AÇÕES DESENVOLVIDAS

Bolsa-auxílio mensal (R$ 300,00), durante 4(quatro) meses (semestre acadêmico)
Cursos de Inglês, Produção de Textos e de Informática
Oficina Discutindo Inclusão e Cidadania – ciclo de debates com a participação de lideranças de organizações negras e de terapeuta ocupacional (expressão corporal)
Mostra de Cinema da Diáspora – mostra de filmes relacionados à temática étnico-racial.

segunda-feira, 8 de setembro de 2008

Instituto Cultural Steve Biko celebra 16 anos de ações afirmativas

Há 16 anos o Instituto Cultural Steve Biko vem atuando com ações afirmativas, a fim de promover a ascensão social da população negra. E é neste dia 31 de Julho, quando a Biko atinge a idade de um(a) jovem, reafirma o seu vigor, com a meta atual de tornar-se uma faculdade comprometida com as demandas da comunidade negra baiana.
É com esta garra e irreverência de juventude que a Biko pôde neste dia, além de celebrar os seus 16 anos, comemorar junto com um de seus "filhos bikudos", George Oliveira, a Defesa da Monografia de Conclusão do Curso - Ciências Econômicas da Universidade Federal da Bahia.
Apresentada na sede do Instituto, a monografia, cujo tema era "Análise dos Impactos Sócio-Econômicos e Culturais das Ações do Instituto Steve Biko no Vestibular da UFBA", contou com a participação de cerca de 50 pessoas, além da banca de professores, formada por: MSc. Miguel Vergara (UESC), MSc. Antônio Pádua (UFBA) e o seu orientador Prof. Dr. Henrique Tomé (UFBA).
Assim como um trecho do poema "Quilombos", do poeta José Carlos Limeira, "Se Palmares não existe mais, faremos Palmares de novo", a Biko tem promovido a inserção de mais de 800 jovens negras e negros no ensino superior e se tornado referência na área educacional, nestes 16 anos de trajetória.

Nenhum comentário: