Projeto de Incentivo à Permanência de Estudantes Cotistas, do Centro de Estudos Afro-Orientais(CEAO/UFBA)

Objetivo Geral
Consolidar o Programa de Ações Afirmativas da UFBA.

Objetivos específicos:
- Ampliar as oportunidades de permanência na universidade para alunos negros, de escola pública e de baixa renda,
estimulando o desenvolvimento de habilidades que serão de fundamental importância durante sua formação acadêmica;
- estimular o conhecimento da história e cultura afro-brasileiras;

As(Os) estudantes freqüentam os mais variados cursos: História, Pedagogia, Farmácia, Engenharia Mecânica, Química, Letras, Administração, Ciências Contábeis, Ciências Biológicas, Ciências Sociais, Secretariado Executivo, Comunicação, Design, etc...

AÇÕES DESENVOLVIDAS

Bolsa-auxílio mensal (R$ 300,00), durante 4(quatro) meses (semestre acadêmico)
Cursos de Inglês, Produção de Textos e de Informática
Oficina Discutindo Inclusão e Cidadania – ciclo de debates com a participação de lideranças de organizações negras e de terapeuta ocupacional (expressão corporal)
Mostra de Cinema da Diáspora – mostra de filmes relacionados à temática étnico-racial.

sábado, 28 de fevereiro de 2009

Conexão de Saberes passa por avaliação

O projeto Conexão de Saberes será avaliado na próxima semana, em seminário promovido pelo Ministério da Educação, por representantes de 33 universidades federais e pela organização não governamental Observatório das Favelas. O projeto oferece bolsas de iniciação científica a estudantes de baixa renda matriculados em instituições federais de educação superior para que eles desenvolvam atividades de extensão.

O seminário terá início na segunda-feira, dia 2 de março, na Confederação Nacional dos Trabalhadores na Indústria (CNTI), em Luziânia (GO), e se estenderá até quinta-feira, 5. Participam do projeto 2,2 mil alunos de graduação matriculados em 33 universidades.

De acordo com Leonor Franco, coordenadora de diversidade da Secretaria de Educação Continuada, Alfabetização e Diversidade (Secad), além de avaliar as atividades do Conexão de Saberes, o seminário vai preparar uma agenda de ações afirmativas das universidades federais para o período até 2011. A agenda compreenderá temas como a reserva de vagas com base étnica e econômica e políticas de assistência estudantil (alimentação e habitação). O objetivo do projeto é a permanência, com sucesso, do estudante na universidade sem que ele perca o contato direto com a comunidade de origem.

Ao ingressar no Conexão de Saberes, o universitário assiste a aulas de inclusão digital e política, recebe informações sobre metodologia de pesquisa e extensão e ganha uma bolsa de iniciação científica — em 2008, era de R$ 300 mensais. Em contrapartida, desenvolve atividades em diversos programas. Entre eles, o Escola Aberta, pré-vestibular para alunos de baixa renda em comunidades quilombolas ou indígenas. O estudante também participa da promoção de ações sociais e de saúde, especialmente para crianças e adolescentes, como prevenção ao uso de drogas e gravidez na adolescência.

Em 2009, o MEC vai lançar edital do projeto para as 57 instituições federais de educação superior. De 2004, quando foi criado, a 2008, o Conexão de Saberes passou de cinco para 33 universidades e de 75 para 2,2 mil estudantes.

Conexão de Saberes — evolução

Universidades Bolsistas
2004 (piloto) 5 75
2005 14 210
2006 26 520
2007 31 775
2008 33 2.200

O programa do seminário compreende debates de diversos temas e grupos de trabalho.

Ionice Lorenzoni

FONTE: http://portal.mec.gov.br/secad/index.php?option=com_content&task=view&id=12158&interna=6

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