Projeto de Incentivo à Permanência de Estudantes Cotistas, do Centro de Estudos Afro-Orientais(CEAO/UFBA)

Objetivo Geral
Consolidar o Programa de Ações Afirmativas da UFBA.

Objetivos específicos:
- Ampliar as oportunidades de permanência na universidade para alunos negros, de escola pública e de baixa renda,
estimulando o desenvolvimento de habilidades que serão de fundamental importância durante sua formação acadêmica;
- estimular o conhecimento da história e cultura afro-brasileiras;

As(Os) estudantes freqüentam os mais variados cursos: História, Pedagogia, Farmácia, Engenharia Mecânica, Química, Letras, Administração, Ciências Contábeis, Ciências Biológicas, Ciências Sociais, Secretariado Executivo, Comunicação, Design, etc...

AÇÕES DESENVOLVIDAS

Bolsa-auxílio mensal (R$ 300,00), durante 4(quatro) meses (semestre acadêmico)
Cursos de Inglês, Produção de Textos e de Informática
Oficina Discutindo Inclusão e Cidadania – ciclo de debates com a participação de lideranças de organizações negras e de terapeuta ocupacional (expressão corporal)
Mostra de Cinema da Diáspora – mostra de filmes relacionados à temática étnico-racial.

terça-feira, 30 de setembro de 2008

Sucesso acima da cor

Cotistas da UNB tiveram rendimento similar aos estudantes que ingressaram pelo sistema universal e índice de evasão inferior.
http://www.secom.unb.br/unbnoticias/un0908-p09.htm

segunda-feira, 29 de setembro de 2008

Advogados negros discutem ações afirmativas

A Associação Nacional dos Advogados Afrodescendentes promove em Salvador nesta quinta-feira (7) o seminário Ações Afirmativas e as Questões Étnicas Frente ao Estado Brasileiro. O evento pretende discutir como transformar as políticas de ações afirmativas como as cotas universitárias e aplicação do ensino da cultura e história africanas poderão se tornar costumes cotidianos na sociedade. O evento acontecerá das 8h às 18h no hotel Hotel Sol Vitória Marina, no Corredor da Vitória. A organização do evento promete a presença de diversas personalidades do mundo jurídico nacional no evento. Mais informações sobre o seminário podem ser conferidas no site http://www.anaad.org.br/ FONTE: A Tarde On Line

sexta-feira, 26 de setembro de 2008

Estado quer estender para estágios a lei de cotas

http://www.lpp-uerj.net/olped/acoesafirmativas/exibir_noticias.asp?codnoticias=28922

Cotas para negros em universidade pública é bem aceita, indica pesquisa

http://www.presidencia.gov.br/estrutura_presidencia/seppir/noticias/ultimas_noticias/pesquisa_cotas_pucrj/

Governo estuda cotas também nos cefets.

http://www.presidencia.gov.br/estrutura_presidencia/seppir/noticias/ultimas_noticias/cotas_cefets/

Universidade de Santa Cruz oferece bolsa de permanência para estudantes.

Até dia 1º de outubro, a Universidade Estadual de Santa Cruz (Uesc) recebe inscrições para a seleção de estudantes para Bolsa de Permanência, benefício para alunos em situação social frágil. A inscrição será apenas pela internet e as informações podem ser obtidas no Edital nº124/2008 que está disponível no site: www.uesc.br . A entrega dos documentos deverá ser feita no protocolo geral no térreo do Pavilhão Pedro Calmon. São 655 bolsas no valor de R$ 215.
Os candidatos precisam estar matriculados em um dos cursos de graduação oferecidos pela Uesc e ter renda familiar per capita mensal de até um salário mínimo. Terão prioridade também os descendentes de índios reconhecidos pela Funai, remanescentes de quilombos, reconhecidos pela Fundação Palmares, e os portadores de necessidades especiais (auditiva, visual ou motora).

segunda-feira, 8 de setembro de 2008

Palestra na Feira do Livro provoca debate sobre cotas

(02/09/2008 - 10:43)
Convidado a proferir palestra na programação da Feira do Livro, no debate "120 anos de uma abolição inacabada", o presidente da Fundação Cultural Palmares, Zulu Araújo, fez um discurso contundente de combate ao racismo no Brasil. O evento foi patrocinado pela Fundação Astrogildo Pereira. O moderador, professor Antonio Barbosa, do Departamento de História da UnB, admirado com a exposição de Zulu, complementou o seu pensamento para afirmar que o Brasil, de matriz européia, católica, desde a abolição, não negara mais a existência de índios e negros, mas silenciara em relação a eles.
No debate, ficou claro que os temas que mais mobilizam o país em relação à questão racial são as cotas para afro-descendentes nas universidades públicas brasileiras e o Estatuto da Igualdade Racial. Ao que Zulu Araújo soube bem dar a resposta. Para ele, as cotas colocaram a questão racial na agenda política do país e trouxeram uma discussão sobre o caráter da sociedade brasileira. Segundo ele, as cotas causaram irritação porque fizeram que muitas racistas "saíssem do armário", mexeram com o privilégio de alguns. Mas, para ele, a melhor resposta está nas pesquisas, e aponta a Datafolha, que apurou que 67,2% dos brasileiros são favoráveis às cotas.

Fonte:
http://www.palmares.gov.br/

Centro Federal de Educação Tecnológica da Bahia (CEFET)

Competência: Federal
Campus/Campi: Salvador – BA
Modelo: Adota 50% de cotas para alunos a rede publica e afrodescendentes e dentro deste percentual 60% é destinado para os auto declarados negros, 5% indiodescendentes e 35% para alunos da rede pública. (resolução nº. 10/06 do conselho diretor)

CDH, do Senado, aprova cota para negros em empresas

A Comissão de Direitos Humanos e Legislação Participativa do Senado (CDH) aprovou, no dia 27 de agosto, o projeto de lei do senador Paulo Paim (PT-RS) que estabelece cotas para negros nas empresas públicas e privadas. O texto reserva 20% dos cargos em comissão do grupo de Direção e Assessoramento Superiores (DAS) da administração pública, "que será ampliada gradativamente até que a ocupação desses cargos por afro-brasileiros seja equivalente à proporção dessas pessoas na população brasileira". Quanto às empresas privadas, as que tiverem mais de 200 empregados, deverão reservar 46% delas para negros. O projeto estabelece ainda que os empregadores não poderão pedir fotografia ou declaração de raça ou cor dos candidatos a emprego. A tramitação do projeto está apenas começando. Terá ainda de ser examinado pela Comissão de Assuntos Sociais (CAS) do Senado, antes de ser encaminhada à Câmara dos Deputados.No seu parecer, Paim afirma que a discriminação por motivo de raça, cor, ascendência ou origem racial ou étnica ainda persiste no mercado de trabalho brasileiro. Ele diz que a sua intenção é a de promover a inclusão nos setores público e privado. Para o senador, seria ingênuo, em boa fé, ou cínicos, em má-fé, se não reconhecesse o preconceito na sociedade brasileira. Daí porque entende que contra "essas regras não escritas, a Constituição de 1988 oferece remédios das ações afirmativas".

Fonte:
http://br.noticias.yahoo.com/s/27082008/25/manchetes-cdh-senado-aprova-cota-negros-empresas.html

Projeto Mentes e Portas Abertas

POMPA é um projeto piloto do Instituto Cultural Steve Biko que visa promover a entrada de jovens negros universitários em carreiras no setor público e no terceiro setor para que eles possam ser lideranças mais efetivas, atuando em defesa de direitos das suas comunidades. Pretendemos elevar a auto-estima e o autoconhecimento desses jovens como estratégia de empoderamento e posterior capacitação para os primeiros passos da sua jornada profissional. O POMPA também visa democratizar o acesso às instituições públicas de Salvador aumentando a participação cidadã e atingindo excelência na qualidade e criatividade da gestão social em Salvador.
O POMPA é um projeto elaborado pelos diretores, alunos e ex-alunos do Instituto Cultural Steve Biko junto com Lorelei Williams, bolsista afro-americana recente de programa Fulbright trabalhando em Salvador.
Contato: (71) 3241-8708

e-mail: biko@stevebiko.org.br

Instituto Cultural Steve Biko celebra 16 anos de ações afirmativas

Há 16 anos o Instituto Cultural Steve Biko vem atuando com ações afirmativas, a fim de promover a ascensão social da população negra. E é neste dia 31 de Julho, quando a Biko atinge a idade de um(a) jovem, reafirma o seu vigor, com a meta atual de tornar-se uma faculdade comprometida com as demandas da comunidade negra baiana.
É com esta garra e irreverência de juventude que a Biko pôde neste dia, além de celebrar os seus 16 anos, comemorar junto com um de seus "filhos bikudos", George Oliveira, a Defesa da Monografia de Conclusão do Curso - Ciências Econômicas da Universidade Federal da Bahia.
Apresentada na sede do Instituto, a monografia, cujo tema era "Análise dos Impactos Sócio-Econômicos e Culturais das Ações do Instituto Steve Biko no Vestibular da UFBA", contou com a participação de cerca de 50 pessoas, além da banca de professores, formada por: MSc. Miguel Vergara (UESC), MSc. Antônio Pádua (UFBA) e o seu orientador Prof. Dr. Henrique Tomé (UFBA).
Assim como um trecho do poema "Quilombos", do poeta José Carlos Limeira, "Se Palmares não existe mais, faremos Palmares de novo", a Biko tem promovido a inserção de mais de 800 jovens negras e negros no ensino superior e se tornado referência na área educacional, nestes 16 anos de trajetória.

sexta-feira, 5 de setembro de 2008

UFBA inova com curso sobre gênero

http://www.portal.ufba.br/ufbaempauta/2008/setembro/sexta05/estudosgeneros

Brasil apóia programas sociais de países africanos

http://www.acoes.ufscar.br/usuario/noticia/montarNoticia.php?id=38